Lição 6ª - OBEDIÊNCIA: O PRESENTE QUE DEUS QUER - 06.11.2011

OBA! OUTRO DOMINGO!!!!!



Comece sua aula com alegria, e muito louvor. Amém?




DICAS DE CORINHOS





A SEMENTINHA




[canta]
Eu vou crescer, crescer, crescer, crescer, e quando eu estiver deste tamanho assim, eu quero trabalhar pro meu senhor sem fim.

Tra la la la (2x)

Crescer, crescer, crescer, crescer para Jesus,
e quando eu estiver deste tamanho assim, eu quero trabalhar pro meu senhor sem fim.



3 PALAVRINHAS SÓ

Três palavrinhas só, eu aprendi de cor:
Deus é amor.
Três palavrinhas só.









SE O ESPÍRITO DE DEUS SE MOVE

Se o Espirito de Deus se move em mim, eu oro como o rei da Davi (2x)

Eu oro, eu oro, eu oro como o Rei Davi (2x)





SE COMEÇARMOS A ORAR

Se começarmos a orar, esse templo treme (esse templo tremerá)
Se começarmos a orar, falaremos línguas.(2x)
Elias orou, orou, orou e o fogo desceu, desceu, desceu.
Josué orou e o sol parou.







DICAS DE BRINCADEIRAS COM SUAS CRIANÇAS



1 Massa de modelar




2 xícaras de chá de farinha de trigo; 
Meia xícara de chá de água; 
Meia xícara de chá de sal; 
Uma vasilha. 


Modo de fazer: Misture tudo numa vasilha, com as mãos. 
Se a massa ficar dura, junte mais água e amasse. 
Amasse bem até sentir que a consistência está boa para modelar. 

Massa colorida: Divida a massa em algumas partes. 
Em cada parte coloque uma colher de sopa de tinta guache diluída em um pouco de água (em cada parte uma cor diferente). 
Amasse até a tinta estar espalhada igualmente. 
Guarde a massa em um recipiente fechado na geladeira. Ela dura um mês ! Pode pedir para as crianças criarem animais da arca ou personagens bíblicos.




2
Você pode fazer com que as crianças montem o vasinho,elas vão adorar.

Leve as peças já prontas numa cartolina e dê as peças para alguns alunos, esse pode ser um cartaz de parede, mas leve também em folha de sulfite para eles montarem para eles levarem para a casa.







OBEDIÊNCIA: O PRESENTE QUE DEUS QUER

7 / 8

Profª Sueli Bezerra



Amado professor, neste domingo inicie sua aula com uma maravilhosa oração.

72482_4_sam



Com louvores abencoando.




Introduza uma história extra, que nos traga uma lição maravilhosa.


" A vida de Jesus"



Versículo para Memorizar: Efésios - Cap. 6 - vers¡culo.: 2 - "Honra teu pai e a tua mãe, que ‚ o primeiro mandamento com promessa."




CONTANDO HISTÓRIA





Crianças, vocês ja pararam para pensar que Jesus também foi criança como vocês?




* Sim, ele vivia em Nazaré‚ com sua mãe Maria, e com José, que era seu pai aqui na terra. Jesus orava de manhã, agradecendo pelo novo dia, como todos vocês , agradecendo a Deus porque Ele nos da mais um dia de vida, e que este dia seja abençoado e de vitórias. Jesus observava os passáros e brincava com eles, e não os maltratava, amava a natureza e admirava tudo o que seu pai, nosso Deus, havia feito.




*Talvez, ele colhe-se os ovos da galinha para sua mãe, limpava o que fosse necessário, sem jamais reclamar. Ouvia sobre a palavra de Deus, as promessas para Abraão, Isaque e Jacó, os patriarcas do povo de Israel, seu povo. O Livramento de Israel com Moises, o grande l¡der, as vitórias do rei Davi e os mandamentos de Deus, seu pai.



*Ele ajudava seus pais sem reclamar, não precisava de desculpas, ele gostava sempre de ajudar, mesmo que fosse varrer a frente da casa, ele estava sempre disposto e feliz. Mesmo que os meninos o chamassem para brincar naquela hora, ele falava para esperar que assim que terminasse ele brincaria também. Porque para tudo tem um tempo, não ‚ crianças?



* José era carpinteiro, e Jesus estava sempre por perto vendo seu trabalho e aprendendo com ele. Era muito interessante ver José construindo uma mesa, um banquinho, um móvel novo....



*Jesus sempre ficava muito feliz quando ia ao templo com seus pais, era um dia muito feliz quando ia … casa de Deus. ele podia adorar, cantar e exaltar a Deus.



*Quando Jesus tinha doze anos, Maria e José‚ foram com ele para Jerusalém, para a festa da páscoa. Era uma festa muito grande e eles foram com uma grande multidão, e ficaram ali alguns dias.



*No caminho de volta para Nazaré, José‚ e Maria estavam com uma grande multidão, e pensavam que Jesus estava no meio dos meninos, mas quando Maria o procurou não o encontrou e ficou desesperada, então José e Maria voltaram para Jerusalém, e para surpresa deles, encontraram Jesus no templo conversando com os professores e os doutores da lei. 



*E Maria lhe disse: Filho, por que fizeste isto? Não sabias que nós o procuravamos? E Ele lhes disse: "Mãe, falava com eles sobre as coisas de meu Pai". 



*Jesus estava falando sobre o reino dos ceus e Maria ficou muito admirada, pois ele conversava como um adulto com homens que eram doutores, e não se intimidava.



*Mas Jesus, sem reclamar, voltou com seus pais para Nazaré‚ e era-lhes submisso. E Jesus crescia em sabedoria, estatura e em graça diante de Deus e dos homens. 



CONCLUSÃO:




* - Quando Jesus não retornou com seus pais, ele não estava desobedecendo, ele estava cumprindo o seu ministério, e colocando Deus em primeiro lugar! Ele sabia que sua mãe ficaria preocupada, mas sabia também o que era preciso fazer!



* - Quando Maria se aproximou, ele obedeceu, apesar de precisar divulgar o reino de Deus, ele retornou com seus pais pra Nazaré e a Bíblia nos diz que em TUDO ele foi submisso a eles, ou seja, obediente.

Deus deseja ver nossos lares em harmonia, em comunhão, que pais e filhos vivam em harmonia e respeito. 

Coloquem Deus em primeiro lugar em suas vidas e seu lar ser abençoado! E lembre-se Jesus ‚ sempre será nosso melhor exemplo. Mesmo que algum coleguinha ache que ‚ besteira você obedecer a seus pais, jamais esqueça que Deus promete para o filho obediente que viva bem e seja prospero (Efésios capitulo 6), então, neste dia, coloque em seu coração este desejo de ser um bom filho e servo do Deus altíssimo.

AMÉM!!





JONAS O PROFETA DO ARREPENDIMENTO

9/10



Profª SUELI BEZERRA



Jonas era filho de Amitai.


Eis que um dia o Senhor lhe apareceu e disse a ele para ir até a cidade de Nínive para pregar a palavra de DEUS, pois, aquela cidade estava em grande pecado!


Mas Jonas não gostava muito dessa idéia e tentou fugir da presença de DEUS, indo de barco para uma cidade chamada Tarsis, que era o lugar mais longe de Nínive que Jonas conhecia.

Então o Senhor mandou um forte vento que se transformou em uma tempestade fazendo com que o barco ficasse a ponto de se romper.Enquanto os marinheiros morriam de medo e jogavam a carga para aliviar o peso, Jonas dormia profundamente no porão até ser acordado pelo capitão que lhe perguntou:

-Como consegue dormir com

E os marinheiros se perguntavam o que fazer para acalmar o mar, mas o mar ia se tornando cada vez mais agitado.

Jonas a essa altura já sabia que isso só estava acontecendo por causa de sua desobediência.

Então ele disse:
-Joguem-me no mar e ele se acalmara!
Os marinheiros lançaram-no e o mar se acalmou.
essa confusão?

Para que Jonas não morresse, DEUS mandou um grande peixe para que o engolisse.E lá ficou Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.

Nesse período Jonas se arrependeu e orou ao Senhor; lá no mais profundo abismo ele clamava a Deus.O Senhor ouvindo a oração falou ao peixe que vomitasse Jonas na terra e assim ocorreu.


Novamente o Senhor ordenou a Jonas para que fosse a Nínive.E Jonas assim fez.Chegando a Nínive pregou ao povo o evangelho de Deus e eis que o povo se arrependeu.Chegando essa noticia Jonas ao invés de se alegrar, ficou foi irado, pois queria ele, que DEUS destruísse o povo de Nínive.Então saindo Jonas da cidade se assentou ao oriente e ficou lá esperando para ver o que aconteceria à cidade, pois ainda tinha esperança de que DEUS a destruiria.Estava muito calor então fez DEUS que nascesse uma planta e esta cobriu a cabeça de Jonas. ao rei de Nínive, levantou-se do trono e ordenou ao povo que se sentasse sobre as cinzas, se vestissem com panos de saco e vestissem também seus animais e clamasse fortemente a Deus.


No dia seguinte mandou DEUS um verme e este feriu a planta e Jonas ficou com muita raiva.O sol estava tão forte que Jonas pedia para si a morte dizendo;
-Melhor é morrer do que viver!

Então DEUS perguntou a Jonas se valia à pena a ira dele por causa da planta e Jonas disse que sim.

Tornando o Senhor disse a Jonas:

Se você teve compaixão da planta que não te custou nada e nenhum trabalho para nascer, Eu, não vou ter compaixão da grande cidade de Nínive em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem a diferenciar entre a mão esquerda e a direita e também muitos animais?


Não devemos desobedecer ao Senhor, pois Ele tem um propósito na vida de cada um de nós e devemos confiar Nele e deixar que nos guie pelo seu caminho, não duvidando em nenhum momento”.


Converse com as crianças sobre a importância de obedecer na hora.

1. Você acha melhor obedecer na hora ou esperar um pouquinho? Por que?

2. Você acha que quando você obedece a primeira vez que seus pais estão contentes? Por que?

3. Seus pais ficam nervosos quando têm que mandar você muitas vezes para fazer um certo trabalho? Por que?

4. Como você sentiria se alguém não obedeceu na hora?

5. Sua família seria mais contente se você obedecesse a primeira vez?

6. Aprender obedecer na hora pode ajudá-lo a crescer e enfrentar a vida dia-a-dia?



Perguntas:


1. Para onde Jonas foi mandado ir?

2. O que Jonas fez?

3. O que aconteceu a seu navio?

4. O que os outros homens no navio fizeram a Jonas?

5. O que aconteceu a Jonas no mar?

6. Depois, Jonas obedeceu a Deus?

Comentários